Skip to content

DICAS PARA MELHORAR A GESTÃO DOS SEUS COLABORADORES

Gerir pessoas não é tarefa fácil mas podemos torná-la um pouco mais simples e eficaz através de alguns princípios.


Desenvolver uma boa equipa de trabalho é a melhor maneira para aumentar a rentabilidade de uma empresa, daí ser fundamental despender tempo para analisar os seus elementos, discutir de que forma os desempenhos podem ser melhorados e que estratégias podem ser implementadas para incrementar a sua rentabilidade.

Construir uma equipa coesa, pró-ativa, ágil e versátil tem como objetivo a construção de um negócio que flua independente dos desafios. Seremos melhor sucedidos nesta construção se:

Conhecer a potencialidade dos vários elementos da equipa

Saber quais são os pontos fracos e fortes das pessoas que trabalham connosco é vital para melhor designarmos tarefas.

Saber delegar

Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos pretendidos da empresa e bem preparados para exercer as suas funções, os resultados serão alcançados.

Ter confiança nos colaboradores

A confiança faz com que os talentos se revelem. Um colaborador que sabe que o que é esperado da sua prestação será sempre uma mais-valia porque este tem noção da importância das tarefas que lhe são delegadas e terá sempre predisposição para as fazer da melhor forma e, até mesmo, para se superar ao realizá-las.

Estimular a participação

Este comportamento estimula a criação de ideias inovadoras e formas de resolver problemas mais eficazes. Premiar as melhores ideias serve para incentivar a continuidade destas iniciativas.

Saber ouvir

Reuniões frequentes com os colaboradores é vital para que ambas as partes saibam e partilhem as expectativas que têm. Elogiar bons desempenhos, evidenciar pontos de melhoria, comunicar o que é esperado e quais as possibilidades de crescimento, são feedbacks imprescindíveis para os colaboradores. Da mesma forma, que desempenhos abaixo do expectável também têm de ser discutidos, mas de forma construtiva, apontando já formas de superar o realizado até então. O desempenho estará sempre aliado às condições de trabalho, falar com os colaboradores poder-nos-á dar indicadores de lacunas formativas e outras circunstâncias que terão de ser alteradas. Ouvir as ‘dores’ pode ser o ‘triger’ para a melhoria contínua.

Comemorar e partilhar os bons resultados

Se uma das suas equipas, ou até mesmo, a sua empresa, alcançou uma meta ou solucionou uma situação difícil, é preciso celebrar. Até um elogio formal, em cópia para toda a empresa, pode ser uma maneira eficaz de agradecer o esforço. O Reconhecimento é uma alavanca chave na gestão de pessoas.

Descubra a nossa solução Employee Portal que permite que tenha toda a informação sobre os seus colaboradores num úncio local. Simples e fácil de usar.