Skip to content

É assim que a Microsoft melhora continuamente sua solução Dynamics 365 Business Central

Em Abril passado, a Microsoft lançou a nova versão da sua bem-sucedida solução ERP suportada em Cloud, Dynamics 365 Business Central. A Microsoft publica novas versões deste ERP a cada 6 meses e a quantidade de inovação aumenta a cada novo lançamento. Não se trata apenas de melhorias no domínio do ERP em si. Mas também na integração e coesão com as soluções envolventes, tais como o Microsoft Outlook e Microsoft Teams. Para melhorar continuamente suas soluções, a Microsoft utiliza ativamente o conhecimento e a criatividade de seus parceiros e utilizadores finais por todo o mundo.


Dynamics 365 Business Central é uma solução abrangente de aplicações empresariais que foi projetada e otimizada para organizações de pequena e média dimensão. Em abril de 2021, Business Central ultrapassou 15.000 clientes em todo o mundo e a solução está atualmente a crescer a mais de 1.000 clientes por mês.

Desde que a Microsoft se iniciou na área de Cloud ERP, mudou as suas políticas referentes ao lançamento de novas versões do produto. Tradicionalmente, a Microsoft lançava novas versões das soluções ERP e CRM On Premise de dois em dois anos. Durante os últimos anos, a empresa mudou esse ritmo para uma base anual e eventualmente para o calendário semestral que é praticamente o padrão no mundo Cloud. O que não é de forma alguma padrão é a extensão da inovação que a Microsoft publica nas suas novas versões.

Com base nos enormes orçamentos de Pesquisa e Desenvolvimento da Microsoft, a empresa pode dar-se ao luxo de ter um grande número de programadores a trabalhar na melhoria das suas soluções de gestão. Isto resulta num fluxo contínuo de inovações – muitas vezes com um volume (muito) maior e com maior impacto nos negócios, que os seus concorrentes. E estas inovações não se limitam apenas ao domínio do ERP. Elas podem ser encontradas cada vez mais na integração com “produtos envolventes” como Outlook e Teams.

Especialmente a melhor integração com o Teams é importante nos dias que correm, agora que a maioria das organizações tem os seus colaboradores a trabalhar a partir de casa. Claramente, é uma enorme vantagem que a Microsoft oferece, não é apenas um fornecedor de aplicações de negócio, mas também tem uma posição de liderança na automação do trabalho de escritório com o Outlook e as ferramentas de colaboração como o Teams. Naturalmente, que outros fornecedores de ERP também são capazes de interligar as suas soluções com o Teams. No entanto, a profunda integração entre o Business Central e as Equipas é nativa. E isso traz valor acrescentado aos clientes da Microsoft Dynamics 365.


Para melhorar continuamente as suas soluções Dynamics 365, a Microsoft implementou um chamado feedback-loop. E promoveu esta nova forma de trabalhar no mercado. Esta estrutura permite aos seus milhares de parceiros, bem como às suas dezenas de milhares de utilizadores finais no mundo, propor melhorias nos produtos. No passado, o departamento de desenvolvimento estava escondido numa espécie de torre de marfim. E era difícil conseguir que novas ideias fossem aceites. Hoje, os gestores de produto da Microsoft verificam esses feedbacks contínuos diariamente. E a cada lançamento de novos produtos, eles relatam um número crescente de ideias de parceiros e clientes que foram incluídas como parte da solução. Esta é uma excelente forma de fazer crescer ainda mais o Business Central, promovendo-o como o melhor sistema ERP para pequenas e médias empresas no mundo!