GRUPO ANTICIMEX ESCOLHE O MICROSOFT AZURE COMO IAS* PARA A SOLUÇÃO DYNAMICS NAV

Anticimex é uma empresa internacional fundada na Suécia em 1934 que tem como objetivo criar ambientes saudáveis através de inspeções, garantias e contratos de seguros, operando dentro das áreas de controlo de pragas, higiene ambiental e segurança alimentar.


*Infraestrutura como serviço

Situação

Anticimex é uma empresa internacional fundada na Suécia em 1934 que tem como objetivo criar ambientes saudáveis através de inspeções, garantias e contratos de seguros, operando dentro das áreas de controlo de pragas, higiene ambiental e segurança alimentar. Atualmente conta mais de 4.000 funcionários em 17 países que atendem a 2,2 milhões de clientes.

A diversidade de serviços prestados pela Anticimex, associado à visão de ser o líder global no controle preventivo de pragas, e ainda à implementação de soluções tecnológicas vanguardistas que proporciona aos clientes serviços mais eficientes, cómodos e ambientalmente amigáveis, obriga a implementação de processos e metodologias especificas, o que torna a gestão do negócio numa atividade complexa.

Com o objetivo de suportar todas as áreas de negócio e respetivas particularidades, quer a nível operacional quer a nível financeiro, em 2015 a Anticimex decidiu, em parceria com a LINK, implementar o Microsoft Dynamic NAV 2013 R2 como ERP para a península Ibérica. A Anticimex começou por alojar o Microsoft Dynamic NAV num datacenter externo privado, sendo que, com o aumento do tempo de utilização e com processos cada vez mais complexos e exigentes, a performance começou a degradar-se ao ponto de existirem períodos de total bloqueio do ERP. Sem possibilidade de gerir e/ou monitorizar os recursos do datacenter, e com algumas dificuldades em aumentar os recursos dos equipamentos em produção, foi impreterível para a Anticimex procurar uma nova solução de alojamento.

Solução

A Anticimex recorreu aos serviços das LINK para que em conjunto encontrassem a melhor solução. Após uma análise da situação e dos impactos causados, a LINK propôs uma arquitetura assente na plataforma Microsoft Azure. Foi acordado um período de testes com a duração de um mês, em que a Anticimex mantinha as duas estruturas a funcionar para ver qual o impacto de uma e outra.
Os resultados não podiam ter sido mais conclusivos. O Azure proporcionou um ganho de eficiência inigualável. Em alguns dos processos mais complexos chegou mesmo a uma otimização de tempo na ordem dos a 95%, ou seja, processos que eram executados em praticamente uma hora passaram a ser processados em escassos minutos, acabando por se verificar essas mesmas diferenças em produção.

A utilização do Azure também proporcionou à Anticimex um maior controlo sobre os recursos e a sua utilização, nomeadamente através da consola de gestão onde é possível visualizar o estado de todo o ambiente, identificar possível erros ou até mesmo gerir os padrões de segurança.

Futuramente a Anticimex terá todo o interesse em manter o Azure e, inclusive, expandir de forma a continuamos a proporcionar um ambiente robusto e estável aos projetos futuros, que ao dia de hoje são cada vez mais tecnológicos.

Sobre a Anticimex

Anticimex é uma empresa fundada na Suécia em 1934.
Está atualmente presente em 14 países: Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Suécia e Suíça. Com mais de 3.500 funcionários atendendo a cerca de 2,2 milhões de clientes. Em 2013 as vendas ascenderam a cerca de 3,3 milhões de coroas suecas.

Sobre a Link MS

Link Management Solutions é uma empresa que se dedica, desde 1996, à implementação de sistemas de planificação e controlo de gestão nas organizações. Em 2016 passou a integrar a Arquiconsult, neste momento com 140 consultores certificados que acompanham o processo de implementação nas diferentes fases, dedicados às ferramentas de negócio Microsoft Dynamics.