E SE CONSEGUÍSSEMOS PREVER O COMPORTAMENTO DO CLIENTE ATRAVÉS DO MARKETING?

Um dos pilares da gestão é o Marketing. A este cabe fazer análise de mercado e tendências, verificar que produtos têm maior aceitação, definir a política de comunicação e publicidade e as estratégias de assistência pós-venda e fidelização.


O sonho de qualquer profissional de marketing é conseguir prever o comportamento do consumidor, porque assim consegue adequar a oferta e alocar os recursos necessários onde terá retorno. É por isso que hoje o Data Marketing ganha tanta relevância. Chegámos à era do Marketing Preditivo.

Mas o que é este novo conceito? Nada mais que a combinação do marketing com a análise de dados, de forma a que as empresas consigam tomar iniciativas mais certeiras, rentabilizando os recursos que têm e maximizar as suas vendas. Chegar ao público certo, utilizando o discurso certo e no momento certo! Modelos preditivos são a solução que se procura, como forma de se antecipar às necessidades dos clientes e à concorrência.

Imagine a vantagem que é cruzar a informação que tem sobre os clientes, leads e prospects com o seu comportamento quando navegam nos nossos sites. Ou até, o seu comportamento nas redes sociais. Quantos insights podemos extrair destes dados?

Há poucos anos atrás tínhamos apenas algumas variáveis sobre os clientes, hoje temos milhares! Isto obriga-nos a saber lidar com tantos dados e transformá-los em informação útil no processo de venda. Neste ponto já falamos de Big Data e massificação do Cloud Computing. Como retirar a informação necessária para impulsionarmos o processo de captação de leads, concretização da venda e fidelização do cliente? Só conseguiremos o melhor dos dois mundos se apostarmos nas ferramentas Analytics certas!

Com uma plataforma preditiva que reúna dados recolhidos nas diversas áreas da empresa, (marketing, vendas, finanças, suporte técnico e produto), conseguimos antecipar com mais precisão como os potenciais e atuais clientes vão atuar e detetar:

  • Quem são seus melhores clientes e qual o perfil pretendido;
  • Como dirigir campanhas de marketing mais impactantes;
  • Como conseguir maior comprometimento dos clientes e redução de conflitos.

Essa é mais uma das tendências trazidas pela transformação digital que temos de acompanhar se queremos manter-nos ativos no mercado.

E se ainda não fez uma aposta clara em ferramentas de análise de dados, nós temos a solução! Comece a extrair indicadores que reorientem a sua atividade comercial.

Sobre o Business Intelligence

Visite o nosso microsite dedicado ao Business Intelligence.

Saber mais