GESTÃO RH INTEGRADA NA ERA DIGITAL

Há muito que ultrapassamos o paradigma de ‘gestão simples’, em que gerir pessoas significava meramente, gestão de admissões, absentismo e remunerações. Com o decorrer dos tempos, é dada uma importância ao indivíduo que outrora não existia.


Há muito que ultrapassamos o paradigma de ‘gestão simples’, em que gerir pessoas significava meramente, gestão de admissões, absentismo e remunerações. Com o decorrer dos tempos, é dada uma importância ao indivíduo que outrora não existia. O colaborador continua a ser visto como um recurso, mas é agora mais valorizado pela sua capacidade de trabalho, em função das suas competências, capacidade de se ajustar e superar dentro da empresa.

Numa época de evolução tecnológica permanente é necessário a criação de ferramentas que nos facilitem a gestão e diminuam o erro humano. Uma empresa que tem ao seu dispor um sistema informático onde estejam compilados todos os dados dos seus colaboradores tem uma vantagem competitiva nas suas mãos. Consegue filtrar uma série de indicadores que lhe permitem alinhar os objetivos da empresa de acordo com os colaboradores que dispõe e terá uma maior possibilidade de promover e reter talentos.

Em termos de evolução dos sistemas de gestão, um aspeto a ter em conta são as novas tendências tecnológicas, nomeadamente o surgimento de soluções que acompanham a evolução do processo produtivo, caracterizado pela constante mobilidade e pela necessidade de estarmos sempre conectados e com fácil acesso à informação.


A existência de sistemas de gestão fragmentados dificulta a gestão RH, tornando-a mais complexa e ineficaz. Ao se incorporar os dados dos recursos humanos num sistema integrado garante às empresas um acesso facilitado à informação e uma imagem clara da sua força de trabalho, simplificando processos administrativos e as atividades de desenvolvimento RH.

Além da necessidade de sistemas de gestão integrados, assistimos à crescente necessidade de criar ferramentas que tenham uma interligação fácil entre os RH e os colaboradores, em que estes tenham acesso aos seus dados e a informações úteis de carácter corporativo, sejam estas sobre procedimentos internos de execução de tarefas, benefícios existentes, formação, normas de segurança entre outras.


Caminhamos para uma simplificação de processos, em que os próprios colaboradores se tornam responsáveis pela atualização e gestão dos seus dados pessoais e onde o canal de comunicação com o departamento RH é simplificado.


O futuro é a criação de ferramentas de gestão em prol da flexibilização de processos e uma comunicação mais direta entre todos os elementos de uma organização.

Saiba mais sobre as nossas soluções para a área de Gestão de Recursos Humanos