O QUE TODOS PODEMOS APRENDER COM A SOUTHWEST AIRLINES
Investir num software moderno é caro. Isso é uma certeza! Mas não investir na modernização das ferramentas de TI a tempo pode custar muito dinheiro à sua organização! Nos últimos dias de 2022, a Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos, descobriu essa realidade. O software de agendamento desatualizado da empresa foi a causa de enormes problemas que originaram viajantes frustrados, e uma perda significativa de fidelidade e preferência por outra marca e, finalmente, um desastre financeiro. Então, quantos anos têm os seus sistemas atuais? Já tem planos para inovação pensados? E quão bem preparados estes estão para situações especiais enquanto as novas soluções não estiverem disponíveis?
Entre 19 e 28 de dezembro de 2022, a Southwest Airlines foi forçada a cancelar mais de 16.000 voos. Deixando milhares de pessoas presas por dias. Isso foi em parte por causa do mau tempo. Mas em grande parte devido ao uso de um software desatualizado. O impacto financeiro é enorme! Analistas disseram que os lucros do quarto trimestre para a companhia aérea podem sofrer um impacto de 3% a 5%. Isso é o equivalente a 15 a 25 milhões dólares. Os sistemas e infraestrutura de TI desatualizados da empresa foram os principais culpados. Isso incluiu vários componentes, de telefones e computadores a processadores.
O CEO da Southwest, Robert Jordan, pediu desculpas pelo esforço da companhia aérea para operar durante a movimentada semana de viagens de férias durante os problemas climáticos sentido no inverno. Este afirmou que “as ferramentas funcionaram 99% do tempo”. No entanto, estas também eram mais antigas e precisavam de grandes atualizações, com muitos sistemas implementados algures durante a década de 1990. Embora a empresa tivesse planos para atualizar as ferramentas, não foram executados a tempo de evitar o desastre de dezembro. Como resultado, quando ocorreram atrasos relacionados ao clima, os sistemas não conseguiram lidar com demandas novas e inesperadas.
Aqui estão algumas perguntas interessantes que surgem:
- quão boa é uma solução de agendamento se funciona bem 99% do tempo, mas pode causar grandes problemas em casos excecionais?
- quantas novas implementações de software seriam capazes de pagar o custo total desse desastre?
- com que frequência teriam adiado a implementação do software moderno nos últimos tempos “porque não era o momento certo”?
- as equipas internas incluíram o ‘Custo de não fazer nada’ no plano de negócios que apresentado à administração?
Esperar que sistemas legados desatualizados mantenham a sua empresa competitiva, responsiva e relevante é uma jogada arriscada, não importa em que setor opera. A falha do ERP da Southwest Airlines revela o que pode acontecer quando uma empresa não investe em tecnologia digital a tempo.
Que planos tem para 2023 para modernizar o seu software comercial antes de se deparar com esse tipo de problema?