A MICROSOFT ENCORAJA CLIENTES DYNAMICS NAV PARA UMA MUDANÇA!
O Microsoft Dynamics NAV está em uso nos mercados internacionais há mais de 25 anos. Esta solução surgiu no início dos anos 90 como o principal produto da empresa dinamarquesa Navision Software. A Microsoft adquiriu esta empresa em 2002 e renomeou a solução para Microsoft Dynamics NAV. Usando os seus canais de distribuição no mundo e através dos esforços de milhares de parceiros de implementação, Dynamics NAV tornou-se líder de mercado no mercado de ERP para SMB. Em 2018, a Microsoft anuncia a solução sucessora Dynamics 365 Business Central. Parece agora que a Microsoft quer encorajar os clientes Dynamics NAV para uma mudança.
Enquanto as tecnologias evoluem num ritmo acelerado, a Microsoft avalia continuamente os interesses entre o suporte de versões existentes e a inovação. Isso se aplica a sistemas operacionais como Windows 95 e 98, mas também a soluções de ERP. O Diretor Geral da Microsoft Dynamics 365 em SMB, Mike Morton, disse anteriormente que “a Microsoft está comprometida em continuar o suporte ao Dynamics NAV, para continuar com novos lançamentos e manter esses produtos em roadmap pelo tempo que pudermos prever. Não há nenhum plano secreto para parar de lançar novas versões on premise”.
Portanto, esta é uma notícia reconfortante para o utilizador do Dynamics NAV. No entanto, vemos sinais de que a Microsoft embora lenta está seguramente tentando motivar esse grupo utilizadores para uma atualização. Aqui estão algumas dessas observações:
- limitando as possibilidades de expandir ainda mais os sistemas Dynamics NAV existentes;
- eliminação gradual do suporte em versões mais antigas do Dynamics NAV;
- e mais recentemente: aumento de preços.
Pela primeira vez em anos, a Microsoft anunciou uma série de alterações de preços para o Dynamics NAV. A partir de 1 de outubro de 2022, os clientes com contrato de manutenção anual para Dynamics NAV ou Business Central on premise não pagarão 16, mas 17% do valor inicial de compra de suas licenças. Um aumento de 1 ponto percentual.
E mais, a Microsoft cobrará uma taxa recorrente por customizações desatualizadas a partir de 1 de janeiro de 2023. Os clientes que ainda operam no Dynamics NAV pagarão custos extras ao atualizar para o Business Central on premise se a versão customizada desenvolvida não estiver otimizada para cloud. Essa iniciativa é chamada de código universal. Se as suas customizações atuais não estiverem em extensões e não forem otimizadas para cloud, poderá pagar mais por licença de utilizador por ano a partir de 2025. E estes custos serão adicionados aos custos de manutenção existentes.
Felizmente nem todos os custos aumentam! A Microsoft torna a sua mudança para o Business Central agora ainda mais atraente, oferecendo um enorme desconto de 60% nos custos de adesão standard. Descubra como podemos ajudá-lo a fazer a transição para Cloud aqui.