EDOL ADOTA YAVEON-PROBATCH NA NOVA FÁBRICA
Com mais de 70 anos de experiência no ramo farmacêutico, o Laboratório Edol — Produtos Farmacêuticos, S. A., é especializado no desenvolvimento, fabrico e comercialização de medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal e suplementos alimentares. O objetivo principal da empresa, ao longo dos anos, foi sempre ser uma referência no mercado farmacêutico europeu, mantendo a liderança e inovação nas áreas em que atua a nível nacional, reforçando e ampliando alianças internacionais, com as melhores alternativas terapêuticas de uso humano e veterinário.
O ano de 2008 foi de crescimento e de desafios, uma vez que o desenvolvimento da indústria obrigou à mudança para novas instalações. A construção de uma nova unidade fabril tornou-se imperativa — um processo que ainda se encontra em curso. De acordo com Pedro Brito, Chief Information Officer do Edol, “com o crescimento e expansão do negócio, o Edol teve a necessidade de evoluir na gestão da produção e controlo de qualidade”.
Sendo uma organização dedicada à área farmacêutica, tem permanente preocupação em inovar os seus sistemas tecnológicos, e a área da gestão não foge a esta regra. Recentemente, a administração sentiu a necessidade de implementar o ERP Yaveon-ProBatch, assente em NAV 2017 e, para tal, escolheu como parceiro a Arquiconsult. O processo de implementação decorreu dentro da normalidade, contudo “os departamentos que inicialmente sentiram mais impacto foram a produção e a qualidade, a médio prazo a logística e o planeamento fabril e de compras”, contou Pedro Brito.
O Yaveon-ProBatch é um software que beneficia de anos de experiência no setor industrial, domínio excecional em consultoria e dos recursos, que tornam este ERP a solução perfeita para qualquer empresa de produção — incluindo indústrias de ambiente regulamentado. Esta solução suporta os processos de negócios e garante conformidade com os procedimentos legais, padrões industriais e com as políticas de qualidade. Especificamente na área farmacêutica, é uma solução que permite o controlo de qualidade, a auditoria, a gestão de lotes e mais — trabalhar em conformidade com os regulamentos.
Neste momento, a empresa ainda se encontra numa fase de adaptação dos utilizadores ao novo ERP. “Esperamos muito em breve formar key-users por áreas de negócio de forma que os departamentos sejam mais autónomos e “sedentos” de soluções que possam melhorar ainda mais o seu trabalho diário”, esclareceu o diretor.