MICROSOFT LANÇA A OPÇÃO READ-ONLY DO TEAMS NO DYNAMICS 365 BC
A Microsoft trabalha arduamente para melhorar a sua plataforma cloud, integrando continuamente soluções específicas. Atualmente, as empresas esperam que cada colaborador que lide com clientes tenha uma visão de 360 graus sobre as suas atividades e pedidos. Este é um grande desafio para muitas organizações que trabalham a partir dos escritórios. E ainda mais quando se opera em regime de home office! A integração de aplicações de negócios com ferramentas de colaboração é de vital importância nos próximos anos. A Microsoft recentemente decidiu adicionar vários novos pontos de contato do às aplicações Dynamics 365, incluindo o acesso a dados ao ERP.
A Microsoft abriu acesso à leitura de dados do ERP pelo Teams, para utilizadores sem licença Dynamics 365 BC. “Permitimos que um utilizador do Microsoft Teams aceda aos registos do Business Central sem uma licença do Business Central”, explica a Microsoft.
Esses novos utilizadores, licenciados apenas para o Microsoft 365, terão uma visão específica somente leitura dos dados do ERP, compartilhados com eles num chat ou canal do Teams por um utilizador com licença ao Business Central, com limites específicos sobre o tipo e formato de as informações que eles acedem.
O acesso somente de leitura do Teams foi planeado para fornecer às pessoas dados específicos, como um segmento específico de ordens de compra ou informações de certos itens. As permissões são críticas quando se prepara o acesso de leitura via Teams destes utilizadores para comecem a visualizar os dados do Business Central, pois determinam a que registos podem aceder. Isso não só economiza tempo e melhora a colaboração ao longo do dia, como disponibiliza tempo para que possa concentrar-se nos clientes e acelerar a produtividade. Embora isso elimine os limites da colaboração e incentive os utilizadores a compartilhar dados com confiança, também permite que os administradores disponibilizem dados para toda a organização, para que os departamentos que ainda não usam o Business Central possam aceder aos dados necessários para concluir tarefas.
Os clientes que atualizaram para a versão 21.1 do Business Central Online, disponível no início de novembro de 2022, podem ativar esta funcionalidade. Uma vez disponíveis, os administradores podem planear que dados e dashboards desejam disponibilizar por meio do chat do Teams ou outros canais específicos. Isso ajuda a organização e a equipa a melhorar as atividades e respetivo status das mesmas a 360 graus. E isso contribuirá para uma maior taxa de satisfação do cliente.
A introdução de utilizadores com leitura de dados do Business Central no Teams agora amplia toda a gama de possibilidades para melhor utilização do Business Central. A Microsoft também oferece uma licença Business Central Team Member, que oferece acesso total à interface do utilizador, leitura completa, gravação limitada e sem acesso à produção ou gestão de ordens de serviço. E as licenças típicas Business Central Premium e Essentials já oferecem opções de acesso total, através de módulos extra Premium.
Uma observação interessante é que esta nova funcionalidade estará disponível apenas para a solução ERP em cloud da Microsoft para SMB, o Business Central. Portanto, não abrange o Dynamics NAV on premise. Este é um bom motivo para considerar um upgrade para o BC!