OMNI RETAIL: TEM TUDO A VER COM CONECTIVIDADE E DESEMPENHO
Iremos analisar a realidade e o potencial da conectividade nos sectores do retalho e restauração e oferecer algumas soluções prontas a usar da nossa equipa de desenvolvimento LS Retail.
Cada vez mais retalhistas, nos EUA, estão a usar novas tecnologias e esperam aumentar 50% das vendas nas lojas até ao fim do ano. O efeito dos meios digitais está a ter um impacto positivo no comércio nas lojas, conversão, cesto compras e fidelização. Os líderes no retalho têm uma oportunidade única para agarrar no poder digital, integrá-lo no ADN das suas organizações, aumentar a experiência do consumidor e aumentar os lucros.
Além disso, como ficou claro em inúmeras apresentações de retalhistas e especialistas IT, este ano na “NRF Big Show” em Nova Iorque, uma divisão clara separa as necessidades dos consumidores digitais e as experiências que, de facto, os retalhistas estão aptos a fornecer. Para quebrar essa divisão é preciso uma estratégia que olhe para além dos limites rígidos do “in-store” e “online”, para oferecer uma abordagem muito mais integrada, uma que coloque o digital no âmago da experiência moderna de compras. Para inovar, num mundo omni-channel, os retalhistas precisam ver-se livres dos constrangimentos de pensar por canal, mas também de testar e aprender conceitos – e prestar atenção ao que está a acontecer fora da indústria do retalho. Um dos problemas mais constantes dos retalhistas é oferecerem tarde aquilo que os consumidores querem. A uniformidade mobile ainda não está garantida, e ainda há muito progresso pela frente no que toca ao emparelhamento com a experiência no desktop.
David Bakke, especialista de retalho para o MoneyCrashers, diz que assegurar a qualidade é um dos maiores desafios para os retalhistas na adoção de estratégias de venda omni-channel: Se fizer rapidamente uma aplicação com o objetivo de aumentar as vendas, mas que não funciona corretamente, não só o consumidor não terá uma boa experiência, mas também irá danificar a sua marca noutros canais.” Um artigo da Software Advice, uma empresa que estuda e compara sistemas de venda, mostra que muitos retalhistas estão a demorar a adotar software baseado na web. Foi comparado o retalho com outros sectores de mercado, onde as preferências dos compradores em softwares baseados na web, aumentaram tremendamente nos últimos anos. No mercado dos recursos humanos, por exemplo, mais de 70% dos compradores querem avaliar aplicações de software baseadas na web.
Os retalhistas estão a acompanhar, também. De acordo com a “Software Advice”, 42% dos compradores de software querem substituir o seu software de Terminais POS ou outro software de retalho. A substituição de software é impulsionada pela necessidade de funções mais robustas por parte dos compradores (37%). Funcionalidades voltadas para os clientes (ex. CRM, programas de fidelização) foram pedidos por 49% dos compradores. Muitos retalhistas oferecem wi-fi grátis nas lojas e websites responsive, optimizados para diferentes tipos de dispositivos. A Wal-Mart, eBay e Amazon já criaram experiências mobile úteis para os consumidores.
“Software Advice” espera que a preferência por produtos baseados na web aumente, especialmente entre os compradores cuidadosos que consciência das poupanças associadas a esses serviços. Dispositivos móveis e portáteis serão o motor desta tendência retalhista. Alguns números pertinentes:
- estima-se que 65% da população mundial irá usar telemóvel até 2015;
- mais de 80% do uso de internet será através de dispositivos móveis;
- nos próximos três anos, as vendas globais feitas através de dispositivos móveis chegarão aos $638 biliões. Isto é a quantidade de vendas de todo o e-commerce até há um ano.
Esta mudança fundamental também está a ganhar terreno no sector da restauração. Muitos de nós já fomos a restaurantes e usamos um tablet para fazer o pedido e/ou pagar. No início do ano, a “Software Advice” percebeu que 15% dos compradores querem software de Termianis POS que sejam compatíveis com iPads, e outros dispositivos móveis. Ao mesmo tempo, 54% dos donos de restaurantes dizem que estariam dispostos a usar um tablet para registar pedidos, pagar a conta ou ambos.
A geração Milénio, que cresceu com a internet está, rapidamente, a espalhar e ingerir informação sobre produtos. Até à próxima década, a geração Milénio irá tornar-se no maior grupo consumidor, gerando uma projeção de gastos de $1.4 triliões até 2020, de acordo com um estudo a Accenture.
É aqui que entra o LS Retail com as soluções omni e mobile para o retalho e a restauração. O nosso update para LS Nav 2015 tem muitas funcionalidades viradas tanto para os clientes como para os donos de negócios. O LS Nav POS é uma aplicação rápida, confiável e poderosa com um interface gráfico para o utilizador e possibilita operações online e offline, combinando uma ótima resiliência com os benefícios online. POS agora significa Ponto de Serviço. É necessário apenas um clique para instalar o Terminal POS num novo dispositivo. Todas as configurações de funcionalidades e processos são feitas centralmente. São, depois, distribuídas aos terminais sem necessidade de nenhuma inserção de dados nas lojas.
LS Nav POS oferece o tradicional POS terminal fixo e o POS móvel, onde os colaboradores podem finalizar as transações. O Mobile POS oferece aos colaboradores, não só o fecho de transação como lhes dá informação importante sobre o consumidor, produtos, preços e promoções disponíveis. A ferramenta global de pesquisa no POS torna possível que mesmo os colaboradores mais recentes encontrem facilmente os produtos e a sua informação relevante.
Agora, os vendedores podem levar o Terminal POS com eles até ao consumidor, ao invés de mandarem o consumidor ao dispositivo POS, criando uma excelente experiência de consumo na loja. Com o novo LS Omni Channel, consumidores podem criar uma encomenda quando querem e onde querem. O Terminal POS na loja é usado para recolha da encomenda pelo consumidor ou para enviá-la ao consumidor. O Terminal POS suporta simples e fáceis processos controlados. Os colaboradores são levados através dos processos para garantir produtividade e qualidade de serviço. Toda a utilização é registada, o que dá à gestão a possibilidade de analisar, auditar e gerir furtos com o intuito de maximização do lucro. LS POS pode ser usado com equipamento de teclado ou touch screen, e oferece funcionalidades que tornam as transações de vendas fáceis de usar, gerir e processar. LS POS implementa normas mais rápidas, fáceis de usar e sem erros nas vendas de retalho.