Skip to content

Ciclo de Vida de Suporte da Arquiconsult Portuguese Localization for Microsoft Axpata and Microsoft Dynamics AX

Como é do vosso conhecimento, a Arquiconsult tem vindo a disponibilizar serviços de “extended support” (correções e atualizações de funcionalidade existente) para a Localização Portuguesa em versões já descontinuadas das soluções Microsoft Axapta e Microsoft Dynamics AX.


Em função da elevada e crescente complexidade em manter um tão elevado número de versões ativas da Localização Portuguesa (Arquiconsult’s Portuguese Localization for Microsoft Dynamics AX/365F&SCM), vimos por este meio informar vossas exas. que vamos cessar todo e qualquer suporte (incluindo o Extended Support, que neste momento é pago como um serviço adicional) a partir de 31 de dezembro de 2021 a versões descontinuadas.

 

Esta decisão por parte da Aquiconsult está de acordo com a política de suporte da Microsoft e irá abranger as seguintes versões principais (e versões menores associadas):

  • Microsoft Dynamics Axapta 3.0 (Microsoft end of support ocorreu no passado dia 13.01.2009).
  • Microsoft Dynamics AX 4.0 (Microsoft end of support ocorreu no passado dia 10.11.2011).
  • Microsoft Dynamics AX 2009 (Microsoft end of support ocorreu no passado dia 04.10.2018).
  • Microsoft Dynamics AX 2012 (Microsoft end of support ocorreu no passado dia 10.09.2018).
  • Microsoft Dynamics AX 2012 R2 (Microsoft end of support ocorreu no passado dia 10.09.2018).

A partir de 01 de janeiro de 2022, a Localização Portuguesa para as soluções Microsoft Dynamics AX / 365 F&SCM será suportada de forma ativa apenas nas seguintes versões:

  • Microsoft Dynamics AX 2012 R3 (CU13) (Microsoft end of support está agendado para dia 10.12.2021).
  • Microsoft Dynamics 365 F&SCM (one version release cycle).

 

Os clientes são encorajados a atualizar a presente solução para uma versão suportada de forma ativa, assim que possível.

Caso os clientes optem por não proceder á referida atualização, a Arquiconsult não garante qualquer tipo de suporte (correções ou atualizações a funcionalidade existente ou nova funcionalidade necessária ao cumprimento de requisitos legais futuros) em versões descontinuadas. Chamamos a atenção para o facto, de que a Localização Portuguesa possui neste momento um plano de entregas até final de 2021, que inclui funcionalidade que será obrigatória em certos cenários de negócio (faturação eletrónica a entidades publicas é um exemplo). Estas novas funcionalidades não serão entregues para versões já descontinuadas (que abrangem da versão Axapta 3.0 a AX 2009).

Por forma a garantir uma melhor perceção do processo de atualização e garantia da Localização Portuguesa relembramos que, um cliente para ter acesso a qualquer tipo de suporte (ativo ou extended) ou á possibilidade de upgrade de versão, necessita de possuir um plano de atualização e garantia ativo. Caso o seu plano de atualização e garantia tenha expirado, tem a possibilidade de reativar o mesmo através do pagamento de um valor correspondente a 18% sobre o valor de licenciamento de acordo com a lista de preços atual e para o período decorrido entre a data de cancelamento do plano e a data de reativação.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais ou alguma situação que queira expor à consideração e comentário por parte da Arquiconsult, por favor contacte a sua equipa de Managed Services ou o seu gestor de conta dedicado.