‘BIG BANG’ OU MÚLTIPLOS ‘BABY-STEPS’- QUAL É A ABORDAGEM DE PROJETO MAIS EFICAZ?
Hoje em dia, há uma multiplicidade de razões para implementar grandes projetos. E honestamente, todos os simples argumentos acrescentados no âmbito do projeto fazem sentido.
Claro, esta situação é tentadora! Trabalha com uma solução ERP/CRM antiga e ultrapassada que precisa ser substituída urgentemente. Ou usa uma versão mais antiga de uma solução moderna e há pressão para atualizar para a versão mais recente. Claro que este é também um grande momento para modernizar os seus processos de negócio e substituir os ineficazes. É desnecessário dizer que os dados devem ser limpos. Os seus utilizadores finais devem ser formados e inspirados a tirar maior proveito das funcionalidades disponíveis que as utilizadas no atual sistema. E sim – com este movimento há muito esperado, uma panóplia de novas tecnologias inovadoras como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT) está finalmente ao seu alcance. Afinal de contas, não quer perder o momento, certo?
Hoje em dia, há uma multiplicidade de razões para implementar grandes projetos. E honestamente, todos os simples argumentos acrescentados no âmbito do projeto fazem sentido. Não há dúvidas nisso! No entanto, pergunte-se o que aprendeu com as passadas implementações de ERP/CRM, nos anos 40 a 50.
Para refrescar os seus pensamentos:
- Os clientes são frequentemente otimistas quando se trata de estimar o tempo disponível, conjuntos de competências, foco e motivação;
- Durante a implementação, não é fácil manter o plano inicial;
- Os projetos de implementação têm a tendência de demorar mais do que o previsto;
-
Estas chamadas implementações “big-bang” têm causado perturbações e por vezes até paralisaram temporariamente organizações completas;
- No mundo de hoje em rápida mudança, os princípios iniciais do projeto podem rapidamente tornar-se desatualizados.
A conclusão é que implementações enormes e duradouras com um alcance de projeto amplo e flexível são ineficazes. Não raramente, os problemas tornam-se maiores do que os benefícios. E a possível interrupção da sua operação diária pode causar uma redução da lealdade do cliente. Ou ainda pior.
Implementando novos softwares, adaptando e modernizando os seus processos de negócio e criar uma nova cultura de empresa significa um enorme esforço para a sua organização. E isso exige muito das vossas equipas. Especialmente porque também tem um negócio para gerir. Portanto, a alternativa para uma abordagem big-bang é dividir o projeto em várias etapas menores. E ter a disciplina para seguir o plano.
Uma série de pequenas etapas do projeto oferece inúmeras vantagens. Um time-to-value mais curto e a possibilidade de se adaptar mais rapidamente às circunstâncias em mudança são certamente duas delas.
No mundo de hoje em rápida mudança, todos temos de nos habituar à mudança constante. Mudança como a única constante. Assim, não precisa implementar uma solução ERP/CRM perfeita que você usa por 5 ou 10 anos. É mais eficaz considerar a jornada da transformação digital como um processo mais que um projeto. E, muito provavelmente, como um processo que nunca estará totalmente concluído.
Encarar o seu próximo projeto ERP/CRM desta forma é um grande passo em direção a esta nova forma de pensar e trabalhar.