ATENÇÃO AOS ERROS PASSADOS NA SELEÇÃO DE UM SOFTWARE
Ao longo dos anos, organizações no mundo inteiro adquiriram experiência na seleção de um software. Muitas empresas no nosso mundo ocidental passaram mesmo por este processo muitas dezenas de vezes. Mas apesar de todas estas experiências, um estranho fenómeno pode ser observado entre os potenciais compradores de software empresarial. Assim que a palavra mágica “desconto” é mencionada durante as negociações, muitas destas empresas experientes tendem subitamente a esquecer todas as suas lições aprendidas anteriormente. Esta notável forma de amnésia conduz frequentemente a consequências desastrosas. Quão bem funciona a sua memória nesta importante fase do projeto?
As empresas que substituem as suas soluções de software estão muitas vezes a destruir o seu capital. No entanto, todos os anos há ainda muitas empresas que – seja por necessidade ou não – decidem dar este passo drástico. As razões para isto são diversas e variam desde a insolvência imprevista do fornecedor á decrescente manutenção do software, até projetos de implementação completamente falhados.
Na medida em que as causas estão dentro da esfera de influência da organização do cliente, estas empresas decidem obviamente nunca mais cometer o mesmo erro. Mas, como já adivinhou, na prática esta resolução é muitas vezes quebrada. Porque assim que há descontos a beneficiar, a amnésia volta a atacar de forma devastadora.
Será que o conhecimento limitado dos consultores foi a causa dos problemas? Para os descontos, a maioria dos clientes está preparada para permitir que consultores inexperientes possam entregar o projeto. Será possível diminuir o orçamento ignorando novamente os serviços de gestão de mudanças oferecidos? Vamos a isso! E quanto à enorme importância da continuidade? Um pequeno desconto extra também apaga de memória esta importante lição. E, como da última vez, vamos recrutar um estagiário para a gestão global do projeto. Isso poupa-nos o custo de um colaborador experiente!
Segundo a língua holandesa, até mesmo um burro consegue evitar esbarrar duas vezes na mesma pedra. Mas e quanto a si? Tende também a esquecer as lições aprendidas? Se quiser evitar este perigo, é melhor começar o seu processo de seleção anotando e estas falhas e pondo-as visíveis. Assim poderá voltar a vê-las repetidamente, bem como, todos os seus colegas diretamente envolvidos. Isto diminuirá a hipótese de os ignorar novamente para um próximo processo de seleção.