CONHECE O CAMINHO CRÍTICO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO ERP/CRM?
Uma das piores coisas que pode acontecer à sua organização num projeto de implementação de um ERP/CRM é a pressa. Todos nós sabemos qual é o impacto da pressa na qualidade. Mas há algo ainda pior: trabalhar com um sistema crítico de negócios que já não é totalmente apoiado pelo seu fornecedor. Assim, se planeia migrar o software On-premise para a Cloud num futuro próximo, faz sentido começar com uma boa pesquisa.
Lembra-se de quanto tempo levou a sua organização a selecionar, contratar, implementar e finalmente implementar a sua solução de software atual? Se não for este o caso, talvez seja sensato descobrir. Isso irá provavelmente ajudá-lo a perceber que este tipo de processos leva muito tempo. Para um processo pequeno ou organização de média dimensão, todo este processo pode facilmente demorar de um ano e meio a dois anos e meio. Ou ainda mais. Simplesmente porque as suas capacidades disponíveis são limitadas. E tem um negócio para gerir.
Primeira questão importante. Se fosse para iniciar este processo hoje, tem a certeza de que a sua solução atual pode contar com o apoio ativo do seu fornecedor durante todo esse período? Incluindo a segurança, resolução de bugs, entrega de novas versões e o cumprimento de toda a legislação e regulamentos relevantes para si?
E se não começar hoje? Mas dentro de 6 ou 12 meses? O seu fornecedor já lhe confirmou por escrito este apoio ativo completo?
Atualmente, quase todos os fornecedores de ERP/CRM estão em vias de transformar as suas soluções On-premise para a Cloud pública. E espera-se que muitos deles começarão em breve a publicar dados de fim de apoio para as suas soluções no local. Isso pode, evidentemente, influenciar os seus planos.
Para além de considerações internas, também se tem de lidar com fatores externos. Tais como a capacidade do seu parceiro de implementação para migrar o seu sistema. Afinal, com o grande número de utilizadores no local que pretendem migrar para a Cloud nos próximos anos, é bastante concebível que tempos de espera ocorram.
Conclusão: se quiser migrar com sucesso as suas soluções de software on-premise para a Cloud num futuro próximo, precisa de saber qual é o seu caminho crítico. Tudo isto começa com uma boa investigação. Certifique-se de que sabe por quanto tempo a sua solução atual será suportada. E considere o facto de que a sua organização não é a única que necessita de capacidade.