MICROSOFT INVESTE NAS FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA OPENAI
A Microsoft decidiu reforçar o seu posicionamento no mercado das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reformular todas as suas soluções de software com base nesta tecnologia. Com um investimento de 1 bilhão de dólares em 2019 e 2021, a empresa já foi uma das primeiras investidoras na OpenAI – a empresa inovadora por trás do chatbot ChatGPT, do gerador de imagens Dall-E2 e de outras polêmicas soluções de IA. No mês passado, a Microsoft investiu mais 10 mil milhões de dólares na OpenAI, o que significa que já detém 49% desta empresa. Esta decisão dá a todos os clientes atuais e futuros da Microsoft uma excelente perspetiva de amplas melhorias nos softwares que utilizam.
No mercado de hoje, todos observamos uma grave escassez de pessoal qualificado. E devido ao enorme envelhecimento dos países ocidentais, este problema só vai continuar a crescer nos próximos anos. É aqui que a IA pode ajudar. As ferramentas de IA têm o potencial de tornar as soluções de software muito mais inteligentes do que são hoje. Tornando assim possível aumentar a produtividade dos colaboradores de forma espetacular.
De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, “a produtividade do trabalho pode aumentar com o uso da IA. E isso é necessário para recolocar a economia numa trajetória de crescimento”. “Em particular, se os trabalhadores especializados beneficiarão dessas novas ferramentas”. Ele fez uma comparação com developers de software que usam estas ferramentas como um auxiliar de programação. “Não assisto a algo assim desde, diria, 2007-2008, quando a cloud estava a ser lançada pela primeira vez”, disse Nadella.
O ChatGPT atraiu mais recentemente a atenção sobre a IA. Essa ferramenta gera texto automaticamente com base em solicitações escritas de uma forma muito mais avançada e criativa do que os chatbots anteriores. A ferramenta baseada na web tornou-se viral após a sua estreia em novembro de 2022. Especialistas em tecnologia e analistas de risco falaram sobre isto no Twitter, comparando-o até com a estreia do iPhone pela Apple em 2007.
“Estamos a começar por reformular a maior categoria de software do planeta Terra: O Search”, disse Nadella ao falar sobre a integração do ChatGPT com o próprio mecanismo de busca da Microsoft, o Bing e o Microsoft Edge. Este é um desafio direto ao Google, que atualmente domina o mercado de Search. Outras soluções da Microsoft seguirão em breve, incluindo as soluções Dynamics 365 ERP e CRM: “Será incrível ver como esta tecnologia remodelará praticamente todas as categorias de software. Na Microsoft, vamos mover-nos rapidamente!”
Se não é um cliente da Microsoft hoje, a questão interessante a fazer é, como é que o seu fornecedor de software atual antecipará esta próxima onda de IA. Uma vez que uma coisa parece muito clara: a IA tem potencial para se tornar uma verdadeira alavanca no mundo dos negócios de hoje!