MIKE MORTON, MICROSOFT: “ESTAMOS EMPENHADOS EM CONTINUAR O APOIO CONTÍNUO AO DYNAMICS NAV”
A boa notícia para todos os clientes do Dynamics NAV é que o suporte continuará. Como também haverá novas versões disponíveis. No entanto, a verdadeira inovação é esperada no Business Central, já que essa linha de produtos é a oferta estratégica da Microsoft para o mid-market.
Em 2016 a Microsoft anunciou o sucessor do Navision ou Dynamics NAV – a sua tradicional solução ERP on premise para mid-market. Depois de alguns problemas iniciais com a marca e posicionamento, a empresa tem hoje uma Solução ERP para pequenas e médias empresas: Microsoft Dynamics 365 Business Central. Uma questão importante para as dezenas de milhares de organizações em todo o mundo que ainda usam Dynamics NAV é o apoio que podem esperar num futuro próximo… Para lhe dar uma perspetiva sobre este tema, resumimos uma entrevista recente com Mike Morton, diretor geral da Dynamics NAV e da D365 Business Central na Microsoft Corp.
Orçamentos gastos em software de gestão normalmente qualificam-se como investimentos de longo prazo. Afinal, as empresas não compram e implementam uma solução ERP ou CRM por apenas algumas semanas ou meses. É exatamente por esta razão que precisa entender qual é a perspetiva de suporte futuro, quanto tempo pode contar com esse suporte e quais são os melhores cenários para uma transformação do Dynamics 365 Business Central num futuro próximo.
Estas são as mensagens mais importantes que Mike Morton partilhou naquela entrevista com o QBS Group em março de 2021:
“A Microsoft publicou uma visão geral das políticas de suporte e ciclo de vida de todos os seus produtos, incluindo o Dynamics NAV, de forma contínua. Pode encontrar essa informação aqui: Política do Ciclo de Vida da Microsoft | Microsoft Docs”.
“A Microsoft está empenhada em continuar o apoio ao Dynamics NAV, em continuar com os novos lançamentos e em manter estes produtos no roadmap durante o período que nos for possível prever. Não há um plano secreto para parar de lançar novas versões on-premise”.
“Queremos alinhar o mais possível o nosso produto on premise e o nosso produto na Cloud, mas também haverá inovações que são apenas Cloud. Um exemplo é a integração do Temas, que faz parte apenas da oferta na Cloud e não da oferta on premise”.
“Esperamos que a grande maioria da inovação e das novas capacidades esteja no produto em Cloud”. Por isso, queremos encorajar todos os clientes Dynamics NAV a migrarem para Business Central. Acreditamos que o produto na Cloud oferece a melhor experiência para os nossos clientes e é o cenário mais econômico a longo prazo”.
Portanto, a boa notícia para todos os clientes do Dynamics NAV é que o suporte continuará. Como também haverá novas versões disponíveis. No entanto, a verdadeira inovação é esperada no Business Central, já que essa linha de produtos é a oferta estratégica da Microsoft para o mid-market. Portanto, faz sentido para o cliente Dynamics NAV que desenhe um cenário para a migração.
Se está a analisar Dynamics NAV hoje e ainda não está pronto para uma migração para D365 Business Central, uma das melhores coisas que pode fazer como estratégia a curto prazo é atualizar para a última versão do Dynamics NAV para garantir esse suporte para os próximos anos.
Veja a entrevista completa de Mike Morton, aqui.