Os profissionais de Recursos Humanos precisam de uma ferramenta fiável, capaz de incorporar os dados dos seus colaboradores, apresentar alertas sobre as alterações necessárias, combinar dados, extrair relatórios oficiais (ACT, Segurança Social, Autoridade Tributária e outros) e que apresente automaticamente na Contabilidade Geral a informação do processamento salarial. Se a isto adicionarmos a capacidade de automatizar o envio de recibos de vencimento por email aos colaboradores, declarações individuais de rendimento e outros documentos, fornecemos definitivamente uma ferramenta que simplifica processos e a interação com os colaboradores. Além disso, também incluímos a capacidade de extrair o Mapa de Férias, ficheiros de contratação, relatórios de seguros, estatisticas da UE e outros relatórios oficiais.
Basicamente assegura os seguintes processos:
CONTRATAÇÃO
- Esta função permite ao utilizador inserir dados dos colaboradores no sistema. Funciona como um processo de assistente com vários passos para ajudá-lo a preencher todos os campos obrigatórios e opcionais.
- Esta informação é importante para o processamento salarial e para os relatórios que confirmam o pagamento do salário aos trabalhadores. Se o utilizador passar para o passo seguinte sem preencher os campos obrigatórios necessários, o sistema não avançará para o passo seguinte e mostrará uma mensagem que identifica as informações em falta. Uma vez que o utilizador insira as informações corretas, o processo avança até à última etapa, altura em que a contratação estará concluída.
INSERÇÃO DE SUBSÍDIOS
- Esta função permite ao utilizador inserir os subsídios e deduções necessários ao processamento salarial do trabalhador.
- Os subsídios e deduções podem ser inscritos num Diário de Remunerações Variáveis ou através da Ficha de Colaborador. Estes registos têm de ser aprovados. Caso contrário, não terão qualquer impacto no processamento salarial. O processo de aprovação é executado após a introdução da informação e enquanto o estado da ficha de processamento em curso é ‘Correção’.
REGISTO DE ASSIDUIDADES
- Esta função permite ao utilizador inserir ausências e presenças que podem ser deduzidas ou abonadas na retribuição do trabalhador aquando do processamento salarial.
- As ausências podem ser inseridas no Diário de Assiduidade ou através da Ficha de Colaborador. Estes registos têm de ser aprovados. Caso contrário, não terão qualquer impacto no processamento salarial. O processo de aprovação é executado após a introdução da informação e enquanto o estado da ficha de processamento em curso está em ‘Correção’.
APROVAÇÃO DE REGISTOS DE ASSIDUIDADE E SUBSÍDIOS
- Este comando permite que os utilizadores aprovem registos no Diário de Assiduidade e no Diário de Remunerações Variáveis.
- Depois de concluídos, todos os registos são selecionados e aprovados. Caso contrário, não terão qualquer impacto na folha de pagamentos.
PROCESSAMENTO SALARIAL
- Esta função permite ao utilizador calcular os salários dos colaboradores ativos.
- O processamento salarial começa quando todas as informações dos empregados são inseridas ou atualizadas, e o estado da ficha de processamento é definido como em ‘Processamento’. O estado ‘Fechado’ indica que o processamento salarial do mês está completo.
VERIFICAÇÃO DE RECIBOS
- Esta função permite ao utilizador verificar o cálculo do salário antes de enviar o recibo ao empregado.
- Se um trabalhador rescinde atividade e deixar de estar ativo, o seu recibo de vencimento não será exibido. O mesmo acontecerá se o trabalhador não tiver informação sobre remunerações fixas, contratos e horários de trabalho.