ENTENDE O PERIGO DE “CONDUZIR” DE FORMA NEGLIGENTE UM SOFTWARE DE GESTÃO?
Qual é o impacto que tem, se os utilizadores finais do do software de gestão não tiveram formação suficiente para obterem a sua ‘carta de condução’ de ERP/CRM?
Alguma vez conduziu antes de ter a carta de condução? Bastante perigoso, certo? Um fender-bender era a menor das suas preocupações. Conduzir um carro sem experiência suficiente é um enorme risco. E pode causar grandes danos. Com um grande impacto material que que pode repercutir durante anos. E quanto ao uso do software de gestão na sua organização? Qual é o impacto que tem, se os utilizadores finais do do software de gestão não tiveram formação suficiente para obterem a sua ‘carta de condução’ de ERP/CRM? Fica a análise.
A segurança no trânsito é importante. Portanto, as regras da estrada estão lá para nos manter seguros. É como nos certificamos que um aspirante a motorista é suficientemente habilidoso. Uma carta de condução só é emitida após uma demonstração convincente dessa perícia. E todos entendem que obter esta carta custa (muito) tempo e dinheiro.
Não podia ser diferente com um software de gestão. Mesmo que possa causar muitos danos com o uso inadequado de um ERP/Sistema de CRM, ainda não há supervisão. Nem do governo nem, de facto, da sua própria gestão! Além disso, geralmente é a própria administração da empresa que considera a formação e a instrução demasiado dispendiosos. E muitas vezes é um dos primeiros elementos de custo negociado no processo de compra.
Vamos ser honestos. O fornecedor que oferece o maior número de dias de formação é geralmente o primeiro a ser riscado da lista restrita. Demasiado caro, claro! Certamente percebe que, isso aumenta as possibilidades de fracasso do projeto. E as contratações recentes acabam por ser formadas pelos seus colegas. São cegos a liderar cegos.
As consequências potenciais desta abordagem são desastrosas! Os seus usuários fazem uma confusão porque não são qualificados. O provável é que eles continuem o uso despreocupado de informação em Excel ou Access. No final das contas, o resultado não pode ser outro: um dia mais velho e com maiores dívidas.
Portanto, se realmente se esforça pelo sucesso de um projeto, precisa de garantir sempre a formação suficiente! Durante o processo de implementação, é claro. Mas também na atualização para novas versões. E na contratação de novos funcionários. Afinal, esta é a única maneira de evitar o joyriding com o seu software de gestão.