QUAL É O CUSTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE EMPRESARIAL DESATUALIZADO?
No mundo ocidental, as organizações modernizam as suas soluções ERP e CRM a cada 8 a 10 anos. Em alguns setores, este número tende a aumentar devido à crise atual. Mas também devido ao fato de muitas organizações adiarem esses projetos.
Em todo o mundo, inúmeras organizações utilizam versões de software antigas, não integradas, de fácil utilização e/ou desatualizadas para gerir os seus negócios. Inevitavelmente, isto gera ineficiências no mundo de hoje em rápida mudança, com clientes exigentes e impacientes. Se isto também é relevante para a sua organização, então isto provavelmente não é novidade para si. Com certeza que está ciente da disponibilidade de melhores soluções. Mas por alguma razão, ainda não está pronto para agir.
Enquanto espera, tem alguma ideia de qual é o custo do uso desses softwares desatualizados?
No mundo ocidental, as organizações modernizam as suas soluções ERP e CRM a cada 8 a 10 anos. Tratando-se ou de uma atualização ou de uma substituição completa. Em alguns setores, este número tende a aumentar devido à crise atual. Mas também devido ao fato de muitas organizações adiarem esses projetos – mesmo que realmente tenham que agir.
Então porque é que as empresas adiam a modernização do seu software empresarial em primeiro lugar?
Bem, há várias razões! Variando entre as perguntas de quem é a culpa das soluções antigas já não se ajustam. Acrescento também a complexidade e o esforço da substituição e o medo de prejudicar o currículo vitae individual em caso de falha do projeto.
Uma questão importante é saber o potencial impacto comercial deste atraso. Embora a lista de consequências seja longa, selecionámos uma série de questões que podem ter um sério impacto no seu negócio:
- Manter o atual elevado Custo Total de Propriedade (Total Cost Ownership) que inevitavelmente pertence à implementação de soluções de software no local com base no seu próprio hardware de servidor e na gestão interna do sistema.
- O custo de processos de negócio frágeis ou em queda permanecerem. E subirão ainda mais se não solucionar a situação em breve. Isto pode resultar numa diminuição da satisfação dos clientes e funcionários. E eventualmente, na perda de clientes e na saída de colaboradores.
- Para os seus processos manuais atuais, uma modernização adiada torna-o dependente da capacidade dos colaboradores seniores que deixarão a sua empresa em breve quando se reformarem.
- Talvez a questão mais importante: perder a inovação contínua que vemos hoje face às soluções cloud. Todos os principais fornecedores de ERP/CRM transferiram os seus investimentos em P&D para produtos on cloud. Portanto, se ainda usa soluções on premisse, isto significa que a disponibilidade de novas funcionalidades e inovação irá diminuir. E eventualmente parar.
A modernização do seu software empresarial exige um investimento sério. Mas continuar a usar soluções ultrapassadas pode custar-lhe potencialmente uma fortuna!