QUÃO COMPLEXA É A SUA PRÓXIMA IMPLEMENTAÇÃO DE ERP OU ATUALIZAÇÃO EM CLOUD?
É de conhecimento geral que a implementação adequada de um novo software ERP ou CRM não é uma tarefa fácil. Mais e mais organizações percebem que a implementação de software é muito mais do que apenas um exercício técnico. Desde que bem executado, o projeto incluirá aspetos como a modernização dos processos de negócio, colocar o cliente em primeiro lugar, inspirar e envolver os colaboradores, limpar os dados e atualizar a forma como a organização encara o mercado. No entanto, é uma questão interessante saber quais os aspetos que determinam a complexidade final da próxima implementação ou migração para cloud. E como pode influenciar esses fatores. Aqui está uma visão geral.
No “Relatório de Transformação Digital de 2023”, a empresa de consultoria norte-americana Third Stage Consulting Group descreve as suas experiências em muitas centenas de implementações de ERP em todo o mundo durante a última década. O relatório afirma que o tempo e o custo de implementação ainda são as duas métricas mais importantes que os CXOs e os gerentes de projeto usam para medir o sucesso do projeto.
A empresa examinou dezenas de fatores comportamentais e qualitativos. Essa pesquisa mostra que há uma série de fatores específicos que têm uma alta correlação com o tempo e o custo de implementação.
- ÂMBITO FUNCIONAL – projetos com âmbitos mais amplos de áreas funcionais experimentam duração e custos mais altos
- MAGNITUDE DE MUDANÇA – projetos que fizeram as maiores mudanças nas organizações experimentam maior duração e custo
- COMPLEXIDADE DE OPERAÇÕES – implementações em organizações com mais unidades de negócios, operações em mais países e outras complexidades nos seus modelos de negócios apresentam maior duração e custo
- NÍVEL DE SUPORTE À MUDANÇA ORGANIZACIONAL – as organizações que mais investem na gestão da mudança organizacional experimentam menor duração e custos
- NÍVEL DE CUSTOMIZAÇÃO DO SOFTWARE – projetos com mais customização experimentam duração e custos mais altos.
No agitado mundo atual de negócios, nenhuma organização pode arcar com uma falha total ou mesmo parcial na implementação de ERP. Portanto, se deseja oferecer à sua organização as melhores hipóteses de sucesso do projeto, é aconselhável evitar a complexidade e dividir o seu projeto em etapas durante a fase de preparação. Também para evitar a personalização e garantir suporte interno suficiente para a gestão de mudanças durante a implementação e desenvolvimento.
Quer saber como podemos te ajudar nesse processo? Ligue hoje com <nome da pessoa de contato> para dar o primeiro passo para o sucesso do seu projeto.