O IMPACTO DA GESTÃO NA ESCOLHA DE UM ERP/CRM
A escolha de um novo software ERP/CRM é uma das decisões mais críticas que um gestor toma. Afinal, essa escolha compromete a organização e os colaboradores a trabalharem de uma determinada maneira por um extenso período. E, no entanto, muitas vezes são os administradores e gestores a principal causa do insucesso de uma implementação. Não tanto pela forma como eles contribuem para esses projetos, mas pela ausência de gestão!
Claro que também é o caso de uma implementação de software que você deseja verificar se recebeu todos os módulos e direitos que foram solicitados. Mas isso é só o começo, já que não são mais projetos técnicos. Hoje as implementações são sobre transformação de negócios, cultura da empresa e mudança organizacional. Mudar processos de negócios, formatos de relatórios, métodos de trabalho e cooperação. Cooperação entre membros da mesma equipa, entre departamentos e com seus clientes e o resto do mundo. Muitas vezes, deparamo-nos com resistência à mudança. Outro receio que surge é a perda de poder interno porque informações importantes passam a ser compartilhadas. Um terceiro tem medo recai sobre um maior escrutínio das tarefas que passa a existir.
Muitos gestores ainda acreditam que assinar o contrato de compra do software é o quanto é necessário para o sucesso de um projeto, e não podia ser mais errado este pensamento.