AS POTENCIALIDADES DO MICROSOFT POWER APPS

Skip to content

AS POTENCIALIDADES DO MICROSOFT POWER APPS

Antes, para fazer uma apresentação profissional, seria útil ter conhecimentos gráficos e capacidades profissionais para o design. Nos anos noventa, a Microsoft desenvolveu uma ferramenta chamada PowerPoint, que revolucionou este paradigma. Atualmente, qualquer pessoa que saiba ler e escrever é capaz de conceber as apresentações mais sofisticadas com a ajuda desta solução de software intuitivo e ágil. Ora, uma revolução semelhante está a acontecer no domínio do desenvolvimento de software, com Microsoft Power Apps.

Com a ascensão do telemóvel que temos tendência a dizer “deve haver uma aplicação para isso ou aquilo”. Em todas as organizações existem centenas de registos oficiais de todas as formas e tamanhos. E, além disso, uma multidão de registos informais, seja em papel ou digital. Estes registos são a matéria-prima das Power Apps.

De forma mais técnica chama-se desenvolvimento de “código baixo” ou “sem código”. Os especialistas preveem um grande futuro para esta nova forma de desenvolvimento, especialmente devido à grande escassez prevista de programadores profissionais em todo o mundo.

O desenvolvimento das suas próprias aplicações acarreta com uma série de vantagens. Normalmente, o desenvolvimento de aplicações com Power Apps é acelerado, mais barato e os resultados são mais rápidos quando comparados com a tradicional externalização de soluções personalizadas. Fazer este tipo de desenvolvimento internamente significa muitas vezes menos mal-entendidos. Outra vantagem da utilização de Power Apps é que estas aplicações se ligam ao ERP existente. O que significa um menor risco para a manutenção e futuras atualizações.

Este moderno conjunto de soluções também consiste em Power Automate e Power BI. Power Platform é um dos produtos de mais rápido crescimento na história da empresa. Em parte, porque não é uma solução proprietária: Power Platform pode ser utilizada em combinação com quase todas as soluções empresariais. Power Platform é agora um negócio anual de 2 mil milhões de dólares, confirmou recentemente a Microsoft, com receitas de 72 por cento de ano para ano. Este crescimento é alimentado principalmente pelo crescimento sem precedentes das Power Apps, que cresceram 162 por cento no último trimestre. O segredo do desenvolvimento das suas próprias aplicações reside provavelmente na substituição de milhares de listas, pequenos registos e folhas Excel que circulam na sua organização formal e informal.