Skip to content

QUE INSIGHTS NOS DÁ O BUSINESS INTELLIGENCE, E COMO OS PODEMOS APLICAR?

O Business Intelligence, dos tempos de hoje, é uma ferramenta fulcral para as empresas porque traz insights à operação do dia a dia, dando análise e previsão, ou seja, o Poder do Conhecimento!


Como revisto nos 3 anteriores artigos, os sistemas de Business Intelligence, focam-se em coletar dados a partir das mais diversas origens e formatos, transformando-os de seguida em conhecimento e disponibilizando-o aos diferentes decisores dentro de uma organização.

A partir deste conhecimento o decisor pode desenvolver as suas próprias conclusões, ou o próprio sistema de BI apresenta-o sob a forma de informação útil (Insights). Estes insights são o racional por trás do Business Intelligence.

Eles podem-nos dizer o que se passou (por exemplo sob a forma de um KPI), dizer algo sobre o futuro (previsão) ou uma ação a tomar. O BI tradicional é essencialmente estratégico, e a gestão de topo pode até utilizá-lo de forma mais tática, mas o BI dos tempos de hoje traz insights à operação do dia a dia.

E vale a pena notar que qualquer insight tem uma precedência. Os dados são gerados por processos e modelados em informação, com base em pressupostos. Um insight baseia-se no conhecimento e pode também confiar no julgamento humano.

 

Isso leva-nos a questionar – apesar de podermos saber como o insight surgiu – o que devemos fazer com ele a seguir?

Não fazer nada não é uma boa opção. Se o insight nos diz tudo está bem, devemos registar esse facto. Se o Insight requer ação, devemos também registá-lo, a par das medidas que devem ser tomadas. Muitas vezes, os relatórios de Business Intelligence não satisfazem esses objetivos e caem no chamado de Business Intelligence passivo. Não devemos por isso confiar nas fraquezas da natureza humana para completar estas ações, devendo usar o Business Intelligence ativo.

 

As ferramentas modernas de BI, como o Power BI, permitem a partir destes insights agir, manual ou automaticamente, orientando o utilizador a partir do contexto do mesmo para o processo apropriado. Este é o Business Intelligence ativo, agindo diretamente sobre esses insights.

Porque é que o Business Intelligence é uma ferramenta fulcral para as empresas? Porque nos dá Análise e Previsão, ou seja, o Poder do Conhecimento!

 

Conheça a nossa solução de Business Intelligence

Saber mais