A IMPLEMENTAÇÃO DO SEU ERP OU CRM CONTEMPLA TODOS OS FATORES DE SUCESSO?
Por muitas décadas, a ideia geral era que o sucesso dos projetos de ERP dependia principalmente da funcionalidade do mesmo. Sobre funções e características. Na solução de software como um todo. Mas aprendemos por tentativa e erro que um bom software por si só não é suficiente para um projeto bem-sucedido a longo prazo. Hoje, trata-se da combinação de colaboradores capacitados, processos de negócios modernos e user-friendly e da riqueza das funcionalidades do software. Então são pessoas, processos e tecnologia. Mas como é que isto tudo influencia a sua preparação para um projeto de implementação? E qual é o impacto na maneira como divide o seu orçamento e cria a sua documentação?
Mesmo o melhor e mais caro software do mundo não pode modernizar os seus processos de negócios. Nem pode influenciar a mentalidade da sua equipa. E torná-los mais focados no cliente.
Se acredita que o sucesso do seu próximo projeto de ERP/CRM não depende apenas do software, a consequência é que também gasta seu orçamento e compõe seu RFI (request for information) de uma forma totalmente diferente. Infelizmente, a maioria deles hoje ainda tem um forte foco na funcionalidade.
Aqui está um layout sugerido.
Pessoas. Este é provavelmente o fator de sucesso mais importante! Qual é o impacto da sua iniciativa nas pessoas dentro da organização? Como as coloca perante a mudança? Como garante que eles apresentem as suas melhores ideias? E como define quais requisitos do software em consonância com capacidades das pessoas?
Processo. Muitas vezes subestimado, mas muito relevante para os clientes. Implementar os processos certos pode fazer a diferença entre si e a concorrência. Então, o que deve ser feito para modernizar os processos de negócio? Para torná-los mais transparentes, ágeis e orientados para o cliente?
Tecnologia. Claro que a tecnologia também é importante. O software é capaz de atender a todos os seus requisitos atuais? Mas vá mais além das necessidades de hoje. Qual é a direção que o fornecedor está a seguir? Existe um futuro saudável com perspetiva de inovação e continuidade a longo prazo?
Se está realmente focado em alcançar o sucesso do projeto, faria bem em usar a sua energia, dividindo o orçamento e em compilar suas RFIs de maneira diferente a partir de agora. Um terço focado em tecnologia, um terço nas suas pessoas e um terço para o processo, parece-nos ser um bom ponto de partida.