Skip to content

PORQUE É A CONTINUIDADE DO SOFTWARE UM FATOR DE SELEÇÃO CRUCIAL A LONGO PRAZO

A introdução do software ERP nas organizações é sempre uma atividade arriscada. As implementações podem falhar. E as operações podem ser interrompidas, especialmente logo após o Go Live. Recentemente, o fornecedor de ERP alemão SAP introduziu  um fator de risco não calculado. A gigante de ERP decidiu seguir um caminho paralelo com a sua solução cloud de ERP Business ByDesign, deixando cerca de 10.000 clientes em mais de 140 países em apuros. A pergunta que devemos fazer é: quais são as perspetivas de continuidade (da versão) do sistema ERP que está a utilizar recentemente?

O Business ByDesign foi lançado em 2007 como a primeira solução de ERP baseada em cloud “nativa” da SAP. No lançamento, a SAP prometeu que as empresas poderiam usar esta solução para reduzir os seus custos operacionais em 90%! No entanto, o produto chegou ao mercado 2 anos depois do planeado e a aceitação do mercado foi muito menor do que o esperado. Tanto os parceiros quanto os clientes ficaram confusos com o posicionamento porque o Business ByDesign se sobrepôs a outras ofertas para pequenas e médias empresas, como All in One e Business One. Como as ambiciosas metas de vendas não foram alcançadas, o desenvolvimento de produtos já estava em segundo plano desde 2013. Agora a SAP deixou de dar suporte ao produto.

A HCL Technologies, parceira indiana de serviços da SAP, é responsável pela entrega da forma mínima de suporte: patches de segurança e atualizações legais. Mas no mundo de hoje, esse “suporte” equivale a uma paralisação tecnológica. Portanto, estes clientes são forçados a selecionar e implementar um novo software o mais rápido possível! Isto é, se eles conseguirem suportar o investimento. E a pergunta que fazemos é: voltarão a fazer negóçio com a SAP

Este caso mais uma vez nos ensina a importância crucial da continuidade. Afinal, de que adianta um software bem ajustado que não é ativamente suportado depois de algum tempo?

Aqui estão algumas lições para todos os envolvidos nos processos de seleção de software ERP:

  • NUNCA confie nos profissionais de vendas e marketing apenas pela sua simpatia
  • A pesquisa das expectativas de continuidade carece de mais atenção
  • A análise da continuidade do suporte da versão atual é fundamental.

Conclusão: ao questionar e entender minuciosamente o futuro das soluções de ERP  durante o processo de seleção, aumentará a hipótese de uma implementação bem-sucedida a longo prazo!