ENVOLVIMENTO DA GESTÃO DE TOPO EM PROJETOS ERP/CRM

Skip to content

ENVOLVIMENTO DA GESTÃO DE TOPO EM PROJETOS ERP/CRM

É amplamente aceite que o sucesso nos atuais projetos ERP/CRM ou iniciativas de transformação digital depende fortemente da vontade e da capacidade de mudar. Afinal de contas, um novo software não significa apenas uma interface diferente para os utilizadores. Significa também processos empresariais novos e modernizados, uma melhor cooperação entre departamentos, novas ideias sobre como interagir com os clientes e a possibilidade de melhorar os conhecimentos empresariais através de melhores relatórios e dashboards. Com todas estas mudanças, é de importância crucial que todos estejam plenamente envolvidos. Não apenas com o software, mas com todo o projeto. E, claro, também com os objetivos do projeto. É aqui que a importância do nome correto do projeto surge.

Tradicionalmente, a maioria dos projetos de software tinham uma abordagem de cima para baixo, eram conduzidos pelo departamento de TI e tinham uma fraca componente de comunicação. Em retrospetiva, não é uma surpresa que durante longos anos a adoção pelo utilizador final tenha sido problemática, para não dizer pior. Felizmente, com a experiência, aprendemos as nossas lições. Nos projetos atuais, a maioria dos vendedores e os seus clientes compreendem a importância de envolver as suas equipas. Pedir contributos e boas ideias. Para os informar por meio de sessões profissionais de arranque. Mas infelizmente, nem todas as organizações reconheceram que explicar o “porquê” do projeto e escolher o nome correto do projeto também desempenha um papel crucial.

Muitos projetos, um pouco por todo o mundo, continuam a escolher ‘permanecer no tempo e no orçamento’ como o seu objetivo mais alto. E, sem dúvida – este é obviamente um objetivo importante a alcançar! Mas já alguma vez se perguntou o que significa este objetivo internamente?

Sejamos honestos. Que percentagem dos elementos da sua equipa sabe a dimensão exata do orçamento do seu projeto? Quantos estão em posição de influenciar este objetivo financeiro? E para quantos está “dentro do orçamento”? Relevantes para os papéis?

Como estes os projetos são todos sobre o futuro da sua empresa e a relação com os seus clientes, deve considerar fazer da seleção do nome correto do projeto uma decisão da direção. Portanto, essa decisão não deve estar nos departamentos de TI, Financeiro ou Comunicação.

A ligação dos seus objetivos estratégicos de negócio e organização com o seu próximo grande projeto de atualização de software ou novo projeto de implementação irá assegurar a adesão de todos os membros da sua equipa. Se tiver tempo para comunicar e explicar bem isto, isso dar-lhes-á ‘sentimento de entrega’. E isso irá ajudá-lo a expandir o impacto deste projeto mesmo para além do momento de Go Live.