Skip to content

IA NAS SOLUÇÕES MICROSOFT

Desde o recente lançamento do ChatGPT, a Inteligência Artificial (IA) está no radar de todas as organizações e profissionais no mundo. Este novo serviço está a ganhar notoriedade e as pessoas tentam descobrir a melhor forma de comercializá-lo. Ainda existem vários problemas, para os quais precisamos de estar cientes. Tal como por exemplo, os resultados nem sempre estão corretos. Portanto, é preciso pensamento humano envolvido também. E ferramentas de IA como o ChatGPT não substituem a interação humana ou fontes de informação verificadas.

O ChatGPT já estabeleceu recordes. A ferramenta ultrapassou a marca de 100 milhões de utilizadores em apenas 3 meses. Tornando-o o “aplicativo” de crescimento mais rápido de todos os tempos. Superando inclusive o TikTok, que precisou de 9 meses para isso. E quer as pessoas aprendam a usar o ChatGPT para fazer perguntas em busca de respostas engraçadas, para ver como ele pode criar conteúdo ou para encontrar e corrigir um bug no código do software, uma coisa permanece clara: a genialidade dessa ferramenta de IA não reside no quão inovadora é, mas em quão acessível e natural mostra.

A popularidade do ChatGPT e da IA em geral revela a direção atual dos negócios modernos. Foi-se o tempo em que as entradas manuais eram a única forma de gerir clientes ou produzir produtos. Agora, as empresas adotaram a automação, transformação digital e ferramentas inteligentes, como softwares ERP e CRM, que facilitam o trabalho diário.

A questão que se coloca é, quais são os planos da Microsoft no curto prazo. A empresa já revelou uma nova versão de seu navegador de internet Edge que incorpora o Bing na sua barra de ferramentas.

Numa página da Web de um documento longo, como o relatório de ganhos trimestrais de uma empresa, um utilizador pode solicitar ao Bing que resuma as informações, ou compare os dados com os ganhos de um concorrente. Num site de media social, um consumidor pode até solicitar ao Bing que gere um rascunho de um post.

Aqui estão vários outros casos exemplificativos nos quais a Microsoft está a trabalhar agora:

  • criação automática de horários de viagem;
  • conceção de cartas de recomendação;
  • resumo de documentos com rapidez e precisão;
  • comparação de produtos e serviços antes da compra;
  • redação de atas e resumos automaticamente, por meio do Teams.

Lembre-se, estes são apenas alguns ganhos relativamente rápidos no curto prazo. A médio e longo prazo, a Microsoft vê grandes oportunidades para incluir (ainda mais) IA em suas soluções Dynamics 365.

“Acho que a tecnologia de IA vai remodelar praticamente todas as categorias de software”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft.