MICROSOFT APOSTA FORTEMENTE NA IA PARA O FUTURO
O mundo empresarial está numa grande mudança atualmente. Espera-se que a nova geração de Inteligência Artificial (IA) transforme praticamente todos os setores e todas as categorias de computação. Para organizações que utilizam ERP e CRM é importante avaliar o papel dos seus fornecedores tecnológicos nesse processo. A Microsoft está apostar fortemente na IA para o futuro. A empresa está a integrar IA generativa – “copilotos” – em muitos dos seus produtos.
A Microsoft vê a IA como “a próxima mudança de plataforma” após a introdução do Cliente/Servidor no período de 1990-1999, o crescimento da Internet entre 2000 e 2010 e a ascensão da Cloud e do Mobile desde 2011. O surgimento da IA levará a um aumento significativo nos investimentos em TI moderna para muitas organizações, a fim de aproveitar os benefícios da IA. ChatGPT atrai muito interesse e é quase impossível imaginar-nos sem ele. Três meses após o seu lançamento, em novembro de 2022, a marca de 100 milhões de utilizadores já havia sido alcançada. Em comparação: o Facebook levou 4,5 anos para fazer isso. A Internet 7 anos. E o Mobile em 16 anos inclusivamente.
A Microsoft está a incrementar o seu investimento a níveis sem precedentes para se manter à frente na corrida da IA. No último trimestre, estas despesas aumentaram trinta por cento, para um recorde de US$ 8,9 bilhões, principalmente devido aos enormes investimentos em IA. E a Microsoft acrescentará um pouco mais a estes valores nos próximos trimestres. As margens operacionais, numa média de 42%, que a Microsoft obtém com seus produtos e serviços, permite que a empresa faça tudo com a IA.
De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, os clientes estão ansiosos para usar IA generativa nas operações comerciais. “Cada cliente com quem converso pergunta não apenas como podem aplicar a próxima geração de IA, mas também com que rapidez. Estes veem enormes oportunidades e desafios pela frente.”
De acordo com Nadella, o novo serviço Azure OpenAI está a popularizar-se rapidamente. Mais de 11.000 organizações de diversos setores já utilizam o serviço, incluindo empresas como Ikea, Volvo e Zurich Insurance. A Mercedes-Benz está a levar o ChatGPT a mais de 900.000 veículos nos Estados Unidos por meio do Azure OpenAI, tornando o assistente de voz no carro mais intuitivo.
“Não construímos tecnologia pela tecnologia. Juntamente com os nossos parceiros de implementação, construímos tecnologia para criar inovação em nome dos nossos clientes. E para ajudá-los a atender ainda melhor os seus clientes. Em todas as comunidades, em todos os países e em todas as indústrias do mundo”, conclui Nadella.