Skip to content

QUAL O MOMENTO IDEAL PARA MIGRAR O ERP PARA CLOUD?

Se há uma tendência clara decorrente dos desenvolvimentos globais de TI nos últimos anos, é que o futuro do software empresarial está na cloud. Fortemente estimulados por todos os efeitos da pandemia de COVID, os fornecedores de ERP fazem o possível para fortalecer e melhorar ainda mais suas soluções em cloud. Portanto, aqui é onde vai encontrar as inovações mais recentes. Enquanto isso, estes mantêm as soluções on-premise tradicionais operacionais, mas tentar consciencializar os clientes da utilidade e necessidade de uma migração para cloud.

Como uma sociedade de negócios, nós realmente adotamos a computação em cloud nos últimos 2 anos. Trabalhar em home office nunca teria sido possível sem a tecnologia cloud. A mesma história para educação online, assistência médica online e muitos exemplos de outros domínios e indústrias. Mas isto significou que os fornecedores de TI foram forçados a mudar (mais rapidamente) para uma estratégia Cloud First. A cloud é onde os fornecedores de ERP e CRM investem em Inovação & Desenvolvimento (I&D) atualmente!

Permanecer com o sue software on-premise por muito (mais) tempo significa que se isolará da inovação atual. O que significa isto para sua posição competitiva se os concorrentes já deram este passo? E se forem capazes de atender os clientes mais rápido, barato e melhor?

Olhando para uma estratégia de TI a longo prazo, a questão não deve mais ser se migra para a cloud, mas sim quando o fará. E quando dar esse passo sem planeamento, quais são as vantagens de adiá-lo ainda mais?

Aqui estão algumas considerações importantes a fazer:

  • Uma implementação nunca é conveniente para sua organização – mesmo que a adie por mais um ano (ou dois).
  • Pode antecipar a vontade, inicialmente leve, mas depois crescente, de mudança do seu fornecedor. Pense na limitação da sua solução atual e no aumento dos custos de suporte.
  • Considere a disponibilidade dos recursos certos do seu parceiro de implementação.
  • Qual o conhecimento técnico e suporte disponível existente para a solução on-premise (e versão da mesma) que utiliza.

Se ainda não pode migrar para a cloud por motivos legais ou técnicos, pelo menos decida atualizar para a versão mais recente. Desta forma, tem a garantia do melhor suporte possível em qualquer caso.