GARANTA O SUCESSO DO SEU PROJECTO EVITANDO ESTES 4 ERROS

Quando falamos de implementações de ERP, preferimos focar-nos nas formas de tornar o um projeto bem-sucedido. No entanto, alcançar o resultado desejado também significa saber como evitar o falhas. Falar das armadilhas que ocorrem numa implementação é imprescindível. Porque pode falhar uma implementação hoje? E como pode evitar obstáculos quando iniciamos uma nova implementação ou migração para a cloud? Aqui estão os 4 desafios comuns que ocorrem frequentemente.

 

  1. Objetivos mal definidos

Não há etapa que tenha mais importância que preparar-se para a seleção do ERP. A definição de objetivos e iniciativas devem estar alinhados desde o início! Um sistema ERP não é uma solução mágica para todos os problemas. No entanto, pode ajudá-lo a desbloquear novas funcionalidades, automatizar processos e libertar os colaboradores para se concentrarem em actividades críticas para o negócio. Para colher estes benefícios, deve saber onde estão os pontos problemáticos e como resolvê-los. Ao descobrir o que não funciona, consegue visionar o que precisa mudar e como pode fazê-lo. Em seguida, decida onde deseja estar e documente o estado futuro para ter um roteiro coeso.

  1. Soluções desalinhadas

Ao iniciar a fase de demonstração da sua seleção, é fácil ser apanhado nos detalhes que os sistemas podem fornecer. Muitas organizações acabam por investir em sistemas ERP que são muito ricos em recursos ou não estão alinhados com o que precisam. Os gestores de projeto podem perder a visão quando têm uma variedade de soluções tecnológicas à sua frente. Embora seja importante acompanhar o que a concorrência faz, lembre-se de que a sua empresa é única. Baseie a sua decisão nas necessidades específicas da sua empresa, na direção desejada para o seu negócio e nos requisitos operacionais atuais.

  1. Falta de adesão da Direção

Uma implementação de ERP exigirá uma quantidade significativa de tempo, atenção e comprometimento dos seus colaboradores. Especialmente quando estes combinam este fator com as suas responsabilidades diárias. No entanto, eles não devem ser os únicos a se esforçar. A Equipa de Gestão também deve estar totalmente envolvida desde o início. Se eles estiverem desprendidos, há uma grande hipótese de o projeto não evoluir. A equipa de projeto precisará de forte apoio da direção. Quanto mais ativamente envolvidos estes estiverem, mais estarão os outros colaboradores. Isto ajuda o processo de mudança, diminuindo a resistência e incentiva a adoção da solução por parte dos users.

  1. Ausência de gestão da Mudança organizacional

Quando os funcionários se deparam com qualquer tipo de mudança, é naturalmente humano ficar desconfiado e até ressentido. Sempre que se introduz um novo tipo de tecnologia, pode encontrar-se um certo grau de resistência. Mantenha as linhas de comunicação abertas, claras e consistentes. Isso significa responder às perguntas à medida que elas surgem. Também deve fornecer atualizações regulares do projeto, desenvolver sessões de formação e fazer o que for necessário para apoiar os membros da sua equipa durante essa transição.