IMPLEMENTAR UM ERP/CRM: COM RAPIDEZ OU DESCONTOS?

Skip to content

IMPLEMENTAR UM ERP/CRM: COM RAPIDEZ OU DESCONTOS?

Organizações que adotam novos sistemas ERP/CRM num curto período de implementação são mais rentáveis quando comparadas às que beneficiaram de grandes descontos em serviços de implementação. No entanto, muitas empresas ainda se concentram na obtenção do desconto.

Durante uma implementação de software as empresas sofrem vários imprevistos e com isso, custos extra a ter em conta, originados por exemplo, pelas ausências de colaboradores, quer por doença ou férias, a necessidade de manter as equipas com trabalhos regulares e alocar os colaboradores estratégicos na implementação da nova solução, gerando pressão adicional ao trabalho existente, hardware suplementar necessário para o processo, entre tantos outros.

Por isso seria de esperar que as organizações fizessem o possível para manterem as implementações mais curtas e eficazes. Mas não é isso que acontece, a velocidade não tem muitas vezes qualquer prioridade. Pior ainda, o processo é adiado durante meses e por vezes, fica em stand by durante os períodos de férias.

O seu parceiro tecnológico pode ajudá-lo a encurtar o seu período de implementação, para obter um retorno mais rápido do seu investimento. E tanto as vossas equipas como os vossos clientes podem beneficiar mais cedo do novo sistema.

Mude a estratégia de negociação. Não peça descontos nos serviços, porque o que terá, são consultores mediáticos ou mesmo juniores que não são tão eficientes. Embora no imediato haja um rápido retorno face ao investimento, certifique-se que tem consultores seniores capazes de agilizar o processo. Exija qualidade, e em vez de desconto, peça dias investidos em auditoria por exemplo. Pode também equacionar negociar uma taxa extra por cada semana em que a implementação esteja concluída antes do planeado, desde que, assegurada a qualidade dos trabalhos.

Uma aquisição inteligente de serviços de implementação não se trata do preço mais baixo, trata-se do impacto sobre a qualidade e a duração do período de implementação.