QUÃO EFICAZ É O ÂMBITO DO SEU PRÓXIMO PROJECTO ERP/CRM?

Skip to content

QUÃO EFICAZ É O ÂMBITO DO SEU PRÓXIMO PROJECTO ERP/CRM?

A maioria dos compradores de novos sistemas de software ERP/CRM cometem o mesmo erro persistente. Como adiaram a substituição de seu software por tanto tempo que querem implementar muitas funcionalidades de uma só vez. Ao mesmo tempo, subestimam a complexidade e o tamanho dos projetos. As consequências destas escolhas são evidentes: atrasos, insucesso, prejuízos em muitas áreas e, às vezes, até graves conflitos jurídicos.

Organizações, por todo o mundo, tropeçam nas suas próprias ambições. Repetidamente, a simplicidade é esquecida. Geralmente começa com a definição do âmbito do projeto. Quanto mais amplo o design e mais usuários, departamentos e terceiros envolvidos, maior é a probabilidade de falhar o projeto.

É um bom princípio escolher cuidadosamente o software e o parceiro de implementação. Mas também é igualmente relevante determinar que funcionalidades são prioritárias e estabelecer metas. Implementar todas as funcionalidades pretendidas de uma só vez pode ser prejudicial.

Especialmente ao alojar o software em cloud, a implementação deve ter um formato fluído, com um fluxo de pequenas melhorias frequentes e incrementais., para que sua implementação não se torne um projeto fixo, mas sim, um processo contínuo.

Portanto, limite a âmbito para a primeira fase. Escolha uma duração de implementação curta e aproveite os primeiros benefícios o mais rápido possível. E determine as etapas seguintes de forma consistente.

Manter suas ambições sob controle durante a fase de inicialização reduz os riscos, aumenta o sucesso e oferece os primeiros benefícios mais rapidamente. Mais importante ainda, mantém recursos e orçamento em reserva para os próximos passos.